Jubepar

Jovem, um vocacionado!

Comentários desativados em Jovem, um vocacionado!

Jovem, um vocacionado!

O chamado de Cristo para o serviço ministerial tem sido compreendido no século XXI de forma mais ampla do que no século passado,  quando os vocacionados eram apenas os que eram chamados para o ministério pastoral. Com o surgimento e o desenvolvimento de númeras necessidades, especialmente em centros urbanos, a visão tem sido aprofundada. Os grandes centros possuem enormes e variados desafios que antes não existiam ou não eram percebidos. Hoje temos o grave problema da drogadição, dos sem teto, dos sem terra, daqueles que vivem em lixões; também existe o enorme desafio das grandes tribos que se ajuntam e se isolam em sua cultura, filosofia e estilo de vida, em citar outras tremendas necessidades a serem atingidas pela igreja urbana. Não somos mais uma sociedade homogênea com uma família estruturada como no século passado. Divórcios, separacões, famílias sem pai, e coisas semelhantes. É uma realidade que a igreja não pode fechar os olhos. Além disso, temos os jovens que estão desorientados quanto ao seu futuro, sua profissão, sua missão aqui na terra e boa parte deles que andam deprimidos, ansiosos ou até paranóicos.

A igreja de Cristo precisa ser relevante, contemporânea sem perder sua identidade. Isso é possível quando ela conhece os problemas e as necessidades do bairro ou da cidade em que está inserida e envida esforços para oferecer uma alternativa assaz saudável, plausível e diferenciada. O Estado não é capaz de fazer muitas coisas que pretende fazer. O Brasil é um país enorme com problemas complexos e alguns até insolúveis do ponto de vista político ou estatal. A Igreja de Cristo tem em suas mãos uma grande possibilidade de oferecer soluções, lembrando-se que além da presença profícua, eficaz e duradoura na sociedade, possui uma mensagem espiritual que advém a partir do próprio Cristo. E assim como o Pai o enviou, assim Ele nos enviou para fazermos a obra de Deus.

Assim, as tarefas a serem realizadas pela igreja são múltiplas. Obviamente, a mensagem salvífica envolvendo a graça de Deus em prol do ser humano deve ser o eixo central ao redor do qual gravitam todas as demais ênfases da Igreja. No entanto, na maioria das vezes só atingimos a ponta através de atividades sociais, ambientais, de saúde e de atuações múltiplas que são muito eficazes para atingir o ser humano. Há também o fato que neste século as necessidades das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos e dos idosos, são muito mais específicas e denotam um profissionalismo bem mais acurado do que aquele que a igreja vinha ou vem exercendo.

A Faculdade Teológica Batista do Paraná possui cursos de graduação em Teologia (presencial e a distância) e cursos de pós-graduacão (presenciais e a distância) com o objetivo de fornecer ferramentas eficazes para uma missão eficiente das pessoas que servem a Deus.  Continuamos com a visão de preparar pastores, missionários  e obreiros aptos a lidarem com a realidade atual, na capital e no interior, mas o perfil do estudante de Teologia é mais abrangente do que fora outrora. Há muitos que buscam auto-conhecimento, outros buscam ferramentas para atuarem em ONGs e na área social, outros querem exercer o magistério nas escolas em Estados que permitem e aceitam o diploma de Teologia. Há também aqueles que querem fazer um curso de nível superior e optam por Teologia por ser um curso que ajuda eficazmente a como entender a Bíblia e a como exercer a vida cristã. Há também os ministérios específicos com as tribos urbanas, com a drogadição, com a juventude decaída e sem rumo.

Você, jovem ou adolescente, é convidado a fazer uma visita às nossas instalações, conversar com professores, alunos, ou entrar em contato através de e-mail e telefone. Também pode visitar o site www.ftbp.com.br  e verificar o que Deus está fazendo e tem feito através da FTBP. Ore por este ministério, divulgue, converse com as pessoas. Caso tenha uma espécie de chamado para o ministério, independentemente para qual tipo ou ênfase, converse com seu pastor. Caso sua igreja não tenha pastor, converse com o coordenador da Associação. Se caso quiser mais esclarecimentos mande e-mail para ftbp@ftbp.com.br que prontamente responderemos. Estamos aqui para ajudá-lo e abençoá-lo.

Pr Jaziel G Martins – Diretor da FTBP