Jubepar

Pequenos Grupos

Sem Comentários

Pequenos Grupos

Ministério com Jovens Relevante

Os Pequenos Grupos são grupos de apoio pastoral, eles servem para suprir a grande lacuna entre o líder do ministério e os muitos jovens que estão ali. Jovens também precisam de pastoreio, aconselhamento e compartilhamento diário. É ilusório para um líder pensar que conseguirá pastorear sozinho todos os seus jovens. Lembre-se: um dos temas mais corriqueiros da Bíblia é o pastoreio mútuo (Hebreus 10.24; Romanos 14.19; Hebreus 3.13; Romanos 15.14).

Além disso, pequenos grupos deverão fazer parte do programa de comunhão e convivência do seu ministério. Lá, os jovens poderão falar e ser ouvidos, podem se sentir seguros, podem ser encorajados uns pelos outros (Hebreus 10.25), podem encontrar esperança em seu sofrimento, podem experimentar restauração e exortação mútua (ter seu comportamento e caráter confrontados) e ainda podem galgar degraus ministeriais, ou seja, um participante de pequeno grupo poderá, um dia, liderar o seu próprio grupo.

A saber, você não deve se esquecer de estabelecer valores e direção para os pequenos grupos de seu ministério, bem como, escolher líderes preparados que compreendam e aceitem a sua visão.

Treine uma liderança e lhes entregue responsabilidades.

Não há nada mais atraente e motivador para o crente do que servir ao Senhor. Todo cristão sonha em participar de maneira direta na obra de Deus. No entanto, nossa tendência como líderes é a centralização das tarefas. Isso é sempre um fator desencadeador de problemas.

Por isso, monte uma liderança. Escolha pessoas de sua confiança (debaixo de oração), preparadas (que tenham o dom para realizar a atividade sugerida) cujo testemunho seja reconhecido entre os membros da igreja e traga-as para perto de você. Pastorei-as, lidere-as e reúna-se sempre com esse grupo (se possível, semanalmente) para estudarem juntos a Bíblia, orar uns pelos outros, analisar o andamento ministerial (departamento por departamento), demonstrar os novos planos e planejar as novas tarefas.

Possuindo essa liderança forte e unida, sugiro que divida, entre eles, o ministério em ministérios, ou seja, crie vários departamentos dentro da juventude (ex. Ministério de Artes, Ministério de Louvor, Ministério de Eventos, Esportes, Multimídia, Evangelismo e Missões, Ministério de Boas Vindas, Aconselhamento, dentro outros). Isso servirá para ter jovens sadios completamente envolvidos e felizes com a obra de Deus (nas áreas em que são mais hábeis), além de abrir espaço de trabalho no reino para outros jovens comprometidos com a Palavra. O lema deverá ser: aqui tem serviço para qualquer crente que quiser servir e ajudar a proclamação do reino de Deus na terra.

Segundo Almeida

Musicista, bacharel em Direito e está cursando Teologia no Seminário Bíblico Palavra da Vida. Trabalha com adolescentes na Igreja Batista do Morumbi São Paulo-SP. Além disso, tem pregado à palavra de Deus para jovens e adolescentes em todo o país, levando o evangelho de uma forma diferente e descontraída.

fonte: www.juventudebatista.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *