Jubepar

Agosto: Mês da Juventude

 

Vamos_PB

Depois de ter iluminado as nossas cidades no mês da Juventude no ano passado com uma proposta de Ações de Bondade que mexeram muito com pessoas, bairros, cidades e com todos os envolvidos. A proposta para esse ano não podia ser diferente, iremos sim repetir as Ações porque existem dezenas, centenas e milhares de pessoas ainda aguardando nosso Abraço e nossa Ajuda.

Em Mateus, capítulo 5 podemos encontrar versículos que nos comprovam que precisamos ser a luz do mundo para as nações mas que também além de Luz, precisamos ser Sal para terra, levando esse sabor diferente que Jesus nos dá.

Assim também brilhe a vossa Luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que esta nos céus. Mt 5.16

A nossa tarefa como cristão é portanto, deixar transparecer essa luz que habita já em nós, é ser o “sinal” da presença de Deus entre os homens. Revele por meio de sua vida a presença de Deus que se manifesta onde 2 ou 3 estão reunidos no nome dEle.

E nos dias de hoje, é a luz que se manifesta em nós através das boas obras que também são usadas para levar os homens a Deus

INVISTA SUA LUZ PARA ILUMINAR E ALCANÇAR OUTRAS PESSOAS!

Você já pensou em quantas pessoas estão esperando por você???

E nossa idéia para esse mês é você ir para rua e mostrar quem realmente você é, a quem você serve. Carregue essa Luz e seja portador (a) dela.

Reúna sua Juventude local, em um dia qualquer nesse mês e façam ações de bondade fazendo assim a diferença na vida de pessoas, distribua Muitos Abraços Grátis e Ajude pessoas nas ruas da maneira como vocês acharem melhor.

E quero as fotos de todas as ações que forem acontecendo em todo nosso Paraná para montarmos uma exposição de fotos nas nossas redes sociais.

Lori Morais | Executiva 

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens

que lutam pela garantia dos seus direitos e pelo seu espaço na sociedade enquanto cidadãos. Hoje, apesar das conquistas que levaram centenas de pessoas para as ruas, mostrando que não somos apenas uma voz gritando no meio de deserto, sabemos que muitos permanecem sem acesso a direitos básicos e específicos. Diante desse cenário, a JBB convida os jovens de todo o Brasil a iluminarem suas cidades, sendo relevantes, contribuindo para a conquistas de direitos. Deixe sua vida fazer parte da história da juventude da sua geração.

Em toda geração que enfrente grandes desafios

Deus levanta pessoas que o representarão para realizar a sua obra. Com frequência, esses representantes de Deus são jovens. Vemos isso nas escrituras, em que gente jovem como José, Samuel, Davi, Josias, Jeremias, Ester e Maria foram escolhidos por Deus exatamente para o período em que viveu. E essas pessoas mudaram a trajetória de nações.

Acreditamos que a mesma coisa acontece hoje

Deus esta agindo, e jovens de todas as cidades do Paraná, Brasil e do Mundo estão reconhecendo isso e reagindo. Eles estão revertendo a imagem negativa e realizando coisas radicais de maneiras criativas e transformadoras.

 

Seria possível…

a juventude trocar o mundo “normal” e confortável por outro maior e mais real onde os esforços Deus pode abençoar e que juntos são capazes de mudar a história?

Será possível… que a juventude de hoje esteja diante de uma oportunidade única de fazer as coisas mais difíceis e radicais – não apenas em termos individuais, mas como geração?

Será possível… que nossa safra atual de jovens e adolescentes foram colocados na terra neste momento estratégico da historia por uma razão especial?

Pensando nisso estamos propondo uma ação em conjunto, onde jovens e adolescentes de todas as cidades do Paraná e do Brasil se reunirão em uma grande missão #VAMOSILUMINARASCIDADES que terá seu inicio no mês de Agosto e avançar por tempo indeterminado.

A convocação esta sendo feita, as atividades estão sendo preparadas e o primeiro desafio é estudar o capítulo 61 do livro de Isaias e se preparar para demonstrar o amor de Deus através de ações que possam iluminar a vida de pessoas através da luz de Cristo em Nós. 

Reunimos aqui algumas #Dicas e Idéias

de ações que você pode sozinho ou com a galera colocar em prática para demonstrar o amor de Jesus e juntos unirmos forças para #iluminarascidades

#1 Um dia sem almoço
Enquanto você come todos os dias, tem gente que não faz uma refeição. Que tal abrir mão de seu almoço e saciar a fome de alguém? 

#2 Elogie alguém publicamente
O elogio faz bem e todo mundo gosta.

#3 Faça uma ligação
Escolha alguém que você ama e não fala a muito tempo – e talvez até precise se reconciliar – e ligue pra essa pessoa.

#4 Ceda seu lugar na ônibus
Talvez tenha alguém menos jovem ou mais cansado que você em pé.

#5 Festa na rua, com a galera de rua
Salgadinhos, refri, sucos e sanduíches: é sentar na calçada, bater um papo, orar com essa galera e levar uma mensagem de ânimo pra quem está desacreditado da vida.

#6 Faça uma criança feliz!
Pague um milk-shake, um sorvete, uma esfiha, o que o seu dinheiro der.
 Passe uma tarde com essas crianças dedicando o seu tempo e sua atenção a elas.

#7 Puxe um assunto
O melhor convite para começar a conversa é sorrir. Quando sorri, você demonstra que reparou no outro de maneira positiva. Quando o papo engatar, ouça realmente o que outro tem a dizer.

#8 Ore pela sua cidade
Enumere problemas, liste pessoas, faça pedidos, chame a galera e vamos orar na casa de alguém, na praça, na sua igreja, etc.

#9 Dia sem celular
A tecnologia é importante mais não é tudo. Ficamos isolados na companhia da família e amigos, passamos horas juntos sem fazer um contato verdadeiro, estar com alguém, e olhar dentro dos olhos. Olhe por cima do seu celular desligue o monitor, olhe em volta e aproveite o dia de hoje, só você, as pessoas e a cidade.

#10 Pague um pedágio/estacionamento
Imagine a sensação de chegar ao guichê e ouvir: “alguém já pagou por você e deixou esse bilhete.” Deixe seu recado, seja um bom dia, um versículo, essa é uma mega oportunidade de surpreender alguém com generosidade.

#11 Faça um lanche para o seu porteiro
Ele esta la todos os dias abrindo e fechando portao para você, cuidando de quem entra e de quem sai. Que tal surpreendê-lo com um lanche bem saboroso?

#12 Deixe um recado para o motorista do ônibus
Não custa nada dizer o quanto esse cara que te leva pra um lado e pro outro é tão importante. Quantos entram na condução e sequer desejam um bom dia? Já que estamos iluminando a cidade, que tal deixar um recado dizendo o quanto o motorista é especial e o quanto Jesus o ama?

#13 Faça um jantar especial pra sua família
Que tal um ato de bondade para a galera da sua casa? Não precisa ser um banquete, dê o seu melhor, e sentem a mesa, orem juntos, conversem sobre o passado, o presente e o futuro. Que tal dar um tempo pra quem tá com a gente em todo tempo pra qualquer situação?

#14 Gentileza no trânsito
Mantendo o respeito no transito, vamos construir uma geração de motoristas mais humanos e menos violentos. Vamos promover na sociedade o respeito e a cortesia nas estradas: não andar pelo acostamento, não ultrapassar o sinal vermelho, não fazer bandalhas, sem discussões bobas, dar a preferência, etc. Assim, a gente contribui para um trânsito mais gentil, e você já sabe, gentileza…

#15 Faça um luau
Divirta-se uma noite com seus amigos em algum lugar da cidade. Pode ser na praia, na praça, no quintal de alguém, num calçadão ou onde vocês quiserem. Levem um violão, falem com Deus sobre a cidade, orem uns pelos outros, joguem conversa fora, façam um lanchinho e vejam o dia nascer. Noites assim a gente não esquece nunca mais e expressamos o amor de Jesus através da alegria.

#16 Proteste Já!
Temos vários canais na internet e fora dela onde você pode fazer denúncias sobre o que você vê de ruim na sua cidade. Tem um poste na sua rua apagado a muito tempo? Tem algum bueiro destampado? O mato não é capinado a muito tempo naquela praça? Denuncie! Este é um ato de cidadania e responsabilidade social.

#17 Doação de Kits Escolares
Todos sabemos que há crianças que não têm condições de levar para escola caderno, lápis coloridos, canetinhas, borracha e outras coisas legais que criança precisa na sala de aula. Que tal você e a galera da sua igreja desenvolverem uma campanha, arrecadar esse material e presentear uma turminha que precisa e vai se divertir com esses presentes?

#18 Tenda de oração
Olha que legal, você reunir a galera da sua igreja e montar uma tenda de oração próximo aos locais onde acontecerão os vestibulares?! Vai ser incrível os estudantes saberem que podem contar com uma oração, uma palavra de encorajamento antes das tensas provas. Vai ter gente lá que vai curti demais encontrar você neste momento.

#19 Amigos da Escola
Sabe aquela escola da sua comunidade que está “caindo aos pedaços” ou que não tem muitas atividades legais para as crianças? Que tal você e um grupo da sua igreja se voluntariarem pra dar um “tapa no visual” da escola? Pintar, capinar, concertar, uma força-tarefa pelas crianças da sua comunidade, ou um Kids Games por exemplo. Há várias formas de deixar a sua luz iluminar as escolas da sua cidades.

#20 Beleza Feminina
O universo feminino é incrível, colorido e com muito brilho. Que tal uma reunião com aquelas mulheres que estão um pouco desencorajadas, precisando que a gente cuide delas no make, fazendo as unhas, dando uma massagem esperta no cabelo, conversando sobre auto estima. Então, vamos marcar um encontrinho especial com as mulheres da nossa comunidade! Sabe aquela galera que precisa? Então, é com elas que vai rolar esse momento.

#21 Promova Cursinhos
Será que você pode ajudar crianças e velhinhos a mexer no Pacote Office? Talvez possa ensinar alguém a fazer um bolo delicioso como o seu, ou dar um help pra quem não consegue fazer os trabalhos de casa de matemática… E um curso sobre edição de fotos no celular? Isso mesmo! Tudo o que você sabe fazer pode ser passado adiante. Seja criativo e ilumine a vida de alguém ensinando coisas simples!

#22 Segunda Chance – Bazar
Chame seus amigos, junte aquelas roupas bem legais que já não cabem mais em você ou que você já está de saco cheio, e faça um bazar. O Segunda Chance vem como um nome novo para uma ideia antiga. Vocês podem arrecadar o dinheiro para alguma boa causa ou podem doar essas roupas às pessoas que necessitam ao visitarem o bazar.

#23 Limpeza de áreas públicas

Sabe aquela área da sua comunidade que está cheia de lixo acumulado? Chama a galera pra iluminar a cidade, coloquem luvas e arrumem sacos pretos, daqueles bem grandes, e deixe sua cidade mais limpa a começar do seu bairro. Quando os seus vizinhos saírem na rua, eles vão notar que quem passou por ali era gente do bem.

#24 Dia do orelhão
Há muita gente que gostaria de ser ouvida, mas não tem que os escute. Você vai viver experiências incríveis e ouvir histórias inesquecíveis. Basta ir pra um lugar de grande movimento, sozinho ou com mais alguns amigos, e deixar claro para as pessoas que vocês estão ali para ouvir elas. Bora?

#25 Doação do tempo
A gente que doar tanta coisa, mas as vezes, o mais difícil, é doar do nosso próprio tempo. É deixar de estar em algum outro lugar, com algumas outras pessoas e ouvir estar com um idoso da sua igreja, uma pessoa internada em um hospital, aquele novo convertido que ainda não tem muitos amigos… Tem muita gente que precisa de um tempinho com você, de papo sem compromisso, olho no olho, fotografias antigas e pensamentos sobre a vida.

#26 Posso ajudar?
Tem mais gente precisando de sua ajuda do que você pode imaginar: carregar umas sacolas, informações de que condução pegar de um lugar pra outro, indicação sobre um estabelecimento ou até uma oração. Seja proativo, e em qualquer situação, lembre-se: você pode ajudar!

#27 Café para os feirantes
Imagine chegar com um bolo quentinho, um pão com mortadela e uma coca-cola pra essa galera que chega cedo e monta a feira na sua comunidade? Deus quer iluminar a madrugada desses feirantes através da sua vida! Anuncie o Reino de Deus bem cedo pra essa galera que anuncia o que é colhido da terra e vai direto para as nossas mesas.

#28 Dia sem desperdício
Todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados. Esse desperdício vale 1 trilhão de dólares e seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas que passam fome. Com atitudes simples como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes e diminuir o tempo no banho são ações cotidianas mas essenciais para o combate ao desperdício da água. O que você pode não desperdiçar hoje?

#29 Doe sangue e medula óssea
Doe sangue, sua atitude solidária pode salvar várias pessoas. Aproveita e faça o seu cadastro como doador de medula óssea colaborando para o aumento de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Os dados apontam que entre irmãos, por se tratar de herança genética, a chance compatível é de 25% Se fizer uma pesquisa em toda a família, a chamada busca na família estendida, a chance de encontrar alguém totalmente compatível é de 7% a 10%. Fora do circulo familiar a chance de encontrar uma medula compatível com a medula do receptor é de 1 para 100 mil, daí a importância da expansão do cadastro de doadores.

#30 Esqueça
Passo a Passo: 
1- Escolha alguma coisa para “esquecer” (um livro, um guarda-chuva, um pacote de biscoito, uma barra de chocolate, aquele cd, etc)
2- Escreva um bilhete carinhoso para esta pessoa, falando sobre como é bom fazer o bem, fale do amor de Deus, etc. Incentive a pessoa a fazer o mesmo por alguém. Assinar e deixar telefone/facebook é opcional (aconselho que não o faça)
3- Escolha um lugar para esquecer: ônibus, metrô, trem, táxi, banco da praça, sala de aula, banheiro do shopping, igreja, etc.

Agosto

 

Agosto para os batistas é o mês da juventude

A primeira proposta de dias específicos para serem comemorados, foi feita em 1909 por Francisco Fulgencio Soren, e aceito na Convenção anual de Recife. A proposta foi aceita e foi estipulado um calendário. A primeira data que celebrava a mocidade era o terceiro domingo de novembro.

Em dezembro de 1976 houve uma proposta em uma reunião da JUMOC, pela secretária geral da junta, para ser comemorado um dia em específico para a  celebração da juventude. Aí, a partir de agosto de 1977 passou a ser comemorado o dia do jovem batista no mês de agosto. A partir de uma proposta que envolvesse a juventude em grande parte das atividades da igreja, acabou se tornando conhecido como mês da juventude batista. Algumas igrejas celebram atividades missionárias com jovens, entregam a direção de  cultos, pregações e tudo mais.

Vamos_Face